Envio de texto e comentário para E-mail pessoal

blogmsg@gmail.com

O que deixo?

"Deixo marcado aqui nestas páginas, meus momentos...
Momentos doces, amargos ou ainda pedaços de meu ser".

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CIÚMES

 imagem: ululemon athletica, em CC.


"O ciúme nasce sempre com o amor, mas nem sempre morre com ele."
(François de La Rochefoucauld)

O ciúme é um assunto delicado, porque na relação a dois, acaba-se desenvolvendo o pensamento que ambos se pertencem (cria-se um pensamento de posse), logo o casal não pode dar brechas e atenção a quais quer outras relações que possam ocupar a devoção, cuidado, atenção do companheiro(a), que para essa pessoa, deveriam ser todos e exclusivamente à ela.


O ciúmes parece ser inevitável na esfera amorosa. E Talvez não haja uma formula que diga:

esse é o ponto certo, até aqui é aceitável agir de tal maneira


Um dos sinais que indicam que você possa está indo além do suportável, pode ser indicado quando você começar a perguntar-se: _será que passei da conta? _será que estou certo(a)?
Ou ainda, quando algumas pessoas da sua convivência (amigos, colegas de trabalho, família e outros), cheguem alerta-lo(a) no caso de você está agindo de forma abusiva.



Cuidado: Você pode está abusando da paciência do seu companheiro(a) e acabar por colocar em ruínas tudo o que vocês construíram.


Mas não se assuste, o ciúme é muito comum e acontece com todos em algum momento da vida.


Vejamos o significado para ciúmes:

1 - s.m. Emulação, inveja; zelo de amor.
Pesar, despeito por ver alguém possuir um bem que se desejaria ter: o ciúme o atormenta.
Receio de que a pessoa amada se apegue a outrem. 
retirado de: (www.dicio.com.br/ciume/)

2 -
1. Receio ou despeito de certos alheios não serem exclusivamente para nós.
2. Inveja.
3. Receio. retirado de: (http://www.priberam.pt)

Segundo a maioria dos dicionários o ciúmes sempre está relacionado a posse, inveja e receio. Então cuidado com esses sentimentos em comum, porque os mesmos podem levar a um exagero e tornar você uma pessoa possessiva.

De acordo com os psicólogos israelenses Ayala Pines e Elliot Aronson, ciúme é a reação complexa a uma ameaça perceptível, a uma relação valiosa ou à sua qualidade. 
Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analítico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - o que faz criar tumulto.
O algum momento alguém acaba por fazer algo que irá machucar tanto a si quanto o outro. (Wikipédia)


Tenha cuidado com suas atitudes, para que não acabe por ferir seu companheiro(a) e a si. Sempre busque identificar no seu companheiro se a sua formar de cuidado, se seus ciúmes está mudando em forma positiva ou negativa a maneira dele(a) agir.

O ciúmes pode servir para demonstrar carinho, como também não. Então converse de forma paciente, e com calma, saiba ouvir, saiba aceitar. Alimente os seus sentimentos com coisas boas e que tragam crescimento. E jamais, deixe as brigas consequentes dos ciúmes destruir e afastar a pessoas que você ama.

Nenhum comentário:

Atenção

Para deixar comentarios é só clicar nos balões do lado direito.

Direitos Reservados

Respeitem os direitos autorais

LEI Nº 9.610/98

"O conteúdo aqui postado é protegido pela Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. A reprodução total ou parcial, não expressamente autorizada pelo autor, de qualquer texto nele publicado, sujeita o infrator às penalidades cominadas no artigo 102."